A pessoa que convive com doença crônica não deve nada a ninguém!

Ninguém escolhe receber o diagnóstico de uma doença crônica, mas, diante das relações familiares, afetivas e sociais necessita de compaixão, sim, como todos em momentos da vida. Isto não faz de você, paciente, um devedor. 

Ninguém, absolutamente ninguém ganha direitos ou “créditos” por ter vivido os períodos de crise ao seu lado, por ter cuidado, por ter estado junto durante qualquer momento que você possa ter necessitado e a pessoa se disponibilizado a ajudar. 

Pessoas são generosas e se solidarizam com as dores dos outros e os outros com as delas. Isto faz parte da nossa condição de existência. Algumas pessoas vão além e agem com compaixão, manifestando atitudes e ações que ajudam nestes nossos momentos de dificuldades. 

Veja bem, generosidade, empatia e compaixão são coisas muito diferentes: 

GenerosidadeCompartilhar algo sem esperar nada em troca, ser movido por um sentimento de empatia, reconhecer e procurar atender às necessidades do outro 

Empatiaé a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. 

Compaixão – Ter sensibilidade e respeitar o sentimento do próximo, colocar-se no lugar de outra pessoa e imaginar aquilo pelo que ela está passando e, principalmente, agir para ajudar.  

Poucos terão compaixão, que é depositar de fato ação e agir para ajudar a pessoa que está em dificuldade. Mesmo os que assim fizerem, não tornam esta gratidão em uma “Nota Promissória”. 

Você, pessoa que convive com doença crônica não tem que: 

  • Pagar todas as despesas da casa porque deve gratidão a quem cuida de você e, portanto, não trabalha; 
  • Ouvir grosserias e aceitar calada(o); 
  • Pode sim ser vaidosa(o), se cuidar, fazer planos e buscar conquistas: você é uma pessoa como outra qualquer, tem o direito de ser feliz e está viva! 
  • Passar por traições (sejam quais tipos de traições forem) por acreditar que tem que aceitar tudo para não perder aquele(a) que cuida de você. O nome disso é chantagem, é abuso e não cuidado; 
  • Carregar alguém pela vida: que não te acrescenta e que não te faz feliz só porque em algum momento você precisou desta pessoa e ela estava lá. 

Aliás, quem usa da sua doença para tirar vantagem desta relação de alguma forma, aposto, teve empatia com você, mas de fato, agiu para te ajudar em alguma coisa? Ou assistia o seu momento e hoje cobra porque você venceu e este não sabe lidar com isso? Você vencer, paciente, agride pessoas vampiras. 

Lembre-se sempre, você não assinou uma nota promissória, vá ser feliz e leve!   

 

Texto: Luciana Ribeiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *