Teste de Schirmer para o diagnóstico de doenças oculares

O teste de Schirmer é um exame simples e indolor realizado para avaliar a produção de lágrimas. Ele é frequentemente utilizado no diagnóstico de condições oculares como olho seco (também conhecido como ceratoconjuntivite sicca), sensação de areia nos olhos, vermelhidão, irritação ou visão embaçada.

O teste de Schirmer envolve a colocação de pequenas tiras de papel filtro na borda interna das pálpebras inferiores. Essas tiras absorvem as lágrimas produzidas pelos olhos ao longo de um período de tempo específico, geralmente cerca de 5 minutos. Após esse tempo, as tiras são removidas e a quantidade de umidade absorvida é medida.

O resultado do teste de Schirmer é expresso em milímetros (mm) e indica o volume lacrimal produzido pelas glândulas lacrimais. Valores abaixo do normal podem indicar uma diminuição na produção, o que pode levar ao ressecamento dos olhos e à sensação de desconforto.

Ele pode também ser realizado em casos suspeitos de síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva.

É importante ressaltar que o teste deve ser realizado por um profissional da área da saúde, de preferência um oftalmologista. Somente um médico especializado poderá interpretar corretamente os resultados do exame e indicar o tratamento adequado para cada caso.

Se você apresenta sintomas de desconforto ocular, procure um oftalmologista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *