Plantão de Dúvidas 03 – MINHA VIDA IMPORTA

Tenho Lúpus. Faço parte do grupo de risco?
Qualquer doença que leve a imunossupressão, teoricamente aumenta o risco para qualquer tipo de infecção. Mas há 2 fatores importantes: O primeiro é que mesmo com doença autoimune a mortalidade do vírus no geral é baixa. E apesar de ter um numero muito grande de pacientes que foram a óbito, isso esteve mais associados a outros fatores de risco, doenças autoimunes não é o principal.
Isso se fala observando dados de outros países, o que chama mais atenção para casos de mortalidade são: Idade avançada, doenças prévias cardíacas, doenças pulmonares prévias, e o que mais nos surpreendeu é que em doenças reumáticas não houve tanto. Isso não significa que está tudo bem, tem que se proteger sim! Não se sabe como vai evoluir quando se contrai a Covid-19, estamos trabalhando com chances e a chance maior de complicações é com essas doenças que eu citei. A sua chance de ter uma gripe e se recuperar é muito maior do que você ter uma complicação e morrer.
https://www.youtube.com/watch?v=x5E2SPzaYFg&feature=youtu.be
Nossos especialistas respondem para vocês as principais dúvidas que vem surgindo durante a campanha MINHA VIDA IMPORTA em relação a COVID-19 e as doenças reumáticas. Aperta o PLAY e confere!
Tem alguma dúvida sobre a relação da COVID-19 e as doenças reumáticas? Envie para eluar@eluar.org.br
#MinhaVidaImporta #VidasImportam #InstitutoEluar #campanhacovid19 #Reumatologia #Lupus #ArtriteReumatoide #EspondiliteAnquilosante #Coronavirus
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *