Plantão de Dúvidas 01 – MINHA VIDA IMPORTA

A covid-19 pode ser transmitida através do contato com a roupa que vestimos caso alguém comece a espirrar próximo a mim?

Sim. Se alguém espirrar próximo você pode ter contaminação não só da roupa como também em alguma área do seu rosto se você não estiver com faceshield por exemplo, ou em qualquer área da pele, mãos ou de alguma superfície que esteja próxima. Exemplo: Alguém espirra do seu lado no ônibus. Pode contaminar sua roupa, a superfície em que você está se apoiando dentro do ônibus e pode ficar algumas gotículas por um tempo no ar, onde você pode acabar inalando a quantidade necessária do vírus para causar a infecção.

O espirro e a tosse é o que mais gera o aerosol e tem maior potencial de contaminação. Mas o que fazer em relação a isso se você não pode trocar de roupa na rua? Tome muito cuidado para não encostar as mãos na roupa e colocar logo em seguida no rosto. A mascara acaba ajudando muito. Nunca toque seu rosto sem as mãos limpas! Assim você evita a contaminação mais rápida pelas mucosas (boca e nariz). Lembre-se: O vírus não transita sozinho da roupa para o rosto é preciso que por um descuido você acabe entrando em contato com ele. Lave as mãos SEMPRE!

Nossos especialistas respondem para vocês as principais dúvidas que vem surgindo durante a campanha MINHA VIDA IMPORTA em relação a COVID-19 e as doenças reumáticas.

Aperta o PLAY e confere! Tem alguma dúvida sobre a relação da COVID-19 e as doenças reumáticas? Envie para eluar@eluar.org.br

#MinhaVidaImporta #VidasImportam #InstitutoEluar #campanhacovid19 #Reumatologia #Lupus #ArtriteReumatoide #EspondiliteAnquilosante #Coronavirus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *