Álcool corta o efeito do remédio?

Essa é uma dúvida que sempre aparece quando decidimos ir a uma festa ou a uma reunião com amigos. Alguns médicos aconselham a não beber, outros não são muito rigorosos com os pacientes. Mas afinal, podemos ou não beber quando se está tomando algum medicamento?

Reportagem de O Globo do último sábado (2) traz o aconselhamento da nutricionista Thaís Araújo. Para a especialista, a resposta depende de onde o medicamento é metabolizado. Componentes que são metabolizados no fígado podem perder o efeito, pois as enzimas hepáticas são as responsáveis também pelo metabolismo do álcool. Dessa forma, enquanto o fígado se “ocupa” com a bebida, não consegue dar conta dos fármacos, fazendo com que o medicamento não seja assimilado pelo organismo e, portanto, perca seu efeito.

O ideal é tirar a dúvida lendo a bula ou consultando seu médico. Porém, de qualquer forma, pessoas que fazem uso de antidepressivos ou qualquer remédio tarja preta não devem consumir álcool enquanto estão em tratamento. Como estes medicamentos agem no sistema nervoso central, as consequências pioram o quadro depressivo.

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/guia/2022/07/beber-alcool-corta-o-efeito-do-remedio-verdade-ou-mito.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *