Qual risco que você, paciente reumático, corre ao sair de casa? MINHA VIDA IMPORTA

Lembre-se que a melhor prevenção é o distanciamento social. Se precisar sair, use máscara o tempo todo e evite locais fechados. Consulte a tabela:

RISCO ALTO

🌮 Comer em um self-service
Ao frequentar esse tipo de serviço você se expõe mais, pois terá de tocar nas louças e talheres compartilhados para servir-se. Mesmo higienizando as mãos ante, você corre muito risco, por exemplo se você for a um bufê livre, onde geralmente as opções de pratos são diversas. Se você, por exemplo, escolher cinco opções, terá de tocar e compartilhar em pelo menos cinco pegadores que foram utilizados anteriormente por vários clientes do estabelecimento.

🏃‍♀️ Exercitar-se em academia
Ao praticar a atividade física na academia, apesar de estarem equipadas por lei com álcool em gel, você terá de utilizar e fazer revezamento em vários aparelhos e nem sempre é possível higienizar cada um antes e depois do uso, pois o rodízio entre outras pessoas é grande. Ao exercitar-se, mesmo que higienize as mãos, você irá encostar em aparelhos e provavelmente estará transpirando quando entrar em contato com os equipamentos.

🎢 Ir a um parque de diversões
Da mesma maneira que ocorre na academia, você também irá compartilhar assentos e aparelhos e nem sempre vai ser possível a higienização antes e depois de cada uso, devido ao grande fluxo de pessoas utilizando-os ao mesmo tempo.

🎞 Ir ao cinema, teatro, festa ou show de música
É o mesmo exemplo do parque, compartilhamento excessivo e constante rodízio de pessoas utilizando o mesmo local. Sendo que cinemas ou teatros, por exemplo, são ambientes que precisam permanecer fechados, utilizando somente climatização por ar condicionado.

⚽ Ir a estádio de esportes
Num estádio de futebol, por exemplo, as pessoas vibram pelo seu time, o que ocasiona transpiração e muitas vezes a saída de gotículas de saliva excessiva ao vibrar ou gritar na arquibancada. Opte por acompanhar seu time favorito pela TV ou pelo rádio. É mais seguro.

⛪ Ir a um centro religioso
A fé é muito importante nesse momento tão difícil, mas não podemos esquecer que centros religiosos de qualquer vertente têm geralmente grande acúmulo de fiéis no mesmo ambiente. Procure exercitar sua fé no lar, conectando-se com seu Deus (seja qual for a sua crença) no ambiente seguro de sua casa.

🍹 Ir a um bar
Bares são os ambientes mais insalubres para frequentar nesse momento de pandemia. Conversas que precisam ser realizadas em volume mais alto (geralmente por causa de músicas) fazem com que o ar se encha de gotículas de saliva e as pessoas se aproximem para serem escutadas. A troca de copos, talheres e a manipulação de porções e outros utensílios também aumentam o risco de contágio. Prefira descontrair e beber em casa, com sua família e pessoas de seu convívio mais íntimo.

Se você apresentar sintomas da Covid-19, isole-se e procure atendimento médico o quanto antes.


Instituto Eluar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.