Apotecários – A importância do farmacêutico em relação ao paciente

Boticários, apotecários ou farmacêuticos (como são conhecidos na atualidade) são profissionais que atuam desde a produção do medicamento até o atendimento ao paciente, que é o consumidor final. É uma profissão multitarefas, muito além de somente decifrar caligrafias médicas. O papel do farmacêutico na atenção básica e especializada é garantir a qualidade e a distribuição de forma correta dos medicamentos. Portanto, sua atuação deve ser responsável. Há certos tipos de medicamentos que necessitam de cuidados específicos e cabe ao farmacêutico orientar o paciente no momento da retirada.

No momento da entrega de medicamentos imunobiológicos, por exemplo, jamais o farmacêutico deve dispensá-lo sem que o paciente tenha uma caixa de isopor ou bolsa térmica com gelo químico. Cabe a ele a orientação sobre os procedimentos, desde o transporte até o armazenamento em casa. Alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em casos de emergência, como falta de energia elétrica, o que pode comprometer a refrigeração do seu medicamento e até mesmo a possibilidade de utilização.

É sempre importante perguntar ao farmacêutico no momento da retirada do seu medicamento qual procedimento é adequado para ele, pois cada tratamento tem suas especificações. A principal delas é que, em caso de medicamento que necessite de refrigeração, assim que você chegar em casa, retire-o da bolsa térmica e coloque-o na segunda prateleira da geladeira. O medicamento jamais deve ter contato com as extremidades da geladeira ou com alimentos. Verifique se a sua geladeira tem uma boa vedação, para que não haja oscilações de temperatura. Mantenha sempre no congelador o gelo químico, pois, em caso de falta de energia, será necessário retirar o medicamento da geladeira e transportá-lo para o local mais próximo com energia elétrica.

Outro fator importante que você precisa saber sobre o farmacêutico é que ele jamais pode, por exemplo, realizar a troca automática ou substituição de um medicamento biológico inovador por um medicamento biossimilar. Essa decisão deve ser tomada e realizada apenas pelo seu médico reumatologista.

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, este importante profissional com o qual, sempre que necessário, contamos com o apoio e informação responsável, para podermos manter a qualidade tanto de nosso tratamento quanto de nossa vida.


Dayane Ferreira de Melo

Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 9 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.