Faz alguns anos – dois ou três – que veio a triste notícia de que Zé Felipe, filho do também cantor Leonardo, descobriu o diagnóstico de Espondilite Anquilosante. Doença crônica, autoimune, de fundo inflamatório que acomete a coluna e grandes grupos do esqueleto axial, causando dores e enrijecimento.
Na época, leigo e desinformado como tantos recém-diagnosticados, ele falou à imprensa que era uma doença de fácil convívio (ou algo do tipo), que em breve estaria “curado”, depois de passar por uns dois anos de tratamento. Nada procedia: foi puro impulso, vontade de ficar bem, falta de conhecimento ou fruto de má informação. Queríamos que fosse verdade, Zé Felipe, muito.
Hoje li sobre as dificuldades que, devido à doença, vêm atrapalhando a vida pessoal e profissional do Zé Felipe. E em nome de todos os pacientes desta patologia “crônica” (o que significa que não tem cura), eu lhe digo com amor: Zé, seja forte, não deixe de acreditar nunca; a remissão, mesmo que medicamentosa, é possível, sim.
Alimente-se bem, não consuma álcool ou drogas e, se consumir, que seja com moderação.
Beba muita água.
Mantenha suas emoções serenas quando puder e, quando não puder, afaste-se do que o afeta.
Mantenha o tratamento em dia.
Não abandone a medicação que seu reumatologista recomendar. Não existem mágicos e nem feitores de milagres sem ser Deus. Seu médico é o reumatologista.
Faça os exames conforme o protocolo do tratamento e a solicitação médica.
Faça atividade física, se possível diariamente, mas procure aquelas que sejam adequadas para você.
Faça uso e abuse de fisioterapia.
Respeite a doença, Zé, não brigue com ela; faça o que for preciso para ela “ficar quieta”… e você viverá muito bem, será sempre muito feliz, cheio de energia e alegrias.
Não perdemos a vida com o diagnóstico, apenas a readequamos e a valorizamos ainda mais. Estamos vivos e somos felizes. Sinta-se abraçado por cada pessoa que convive com a Espondilite Anquilosante: cada familiar, parceiro, amigo e também pelos pacientes de doenças reumáticas em geral. Sinta-se acolhido por todos os fãs que aprenderam a amá-lo, admirá-lo e que tanto se divertem com as suas canções, ritmos e danças. Agora somos nós que o abraçamos para confortar a sua dor e ajudá-lo a ter muita alegria.
Conte com a gente, Zé Felipe. As nossas doenças são invisíveis, não imaginárias. Estamos junto com você e à disposição para ajudar. Todos, tenho certeza!
Força, disciplina e fé. Você vai ficar ótimo e viver muito bem.
Luciana Ribeiro
INSTITUTO ELUAR – APOIO E CONSCIENTIZACÃO AO PACIENTES DE DOENÇAS REUMATICAS