Será a Cloroquina a salvação para o COVID-19? Entenda

Antes de correr para as farmácias para comprar Cloroquina assista o vídeo da Drª Leticia Kawano Dorado, médica pneumologista e pesquisadora clínica do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração (IP-HCor) em São Paulo.

Cloroquina e #COVID19: uma má ideia comprar cloroquina. Entenda o os três porquês desse cenário:

🔴 1º O que se sabe da cloroquina agindo no Novo Coronavírus? Daqui é que vem a impulsiva empolgação de decretar a cloroquina a salvadora da pátria.
🔴 2º  Os problemas do estudo francês recém-publicado (número pequeno, excluíram da análise os pacientes que se deram mal etc)
🔴 3º O saldo não é nem “sinal verde” nem “sinal vermelho” para a cloroquina, mas há necessidade de continuar as investigações. São INÚMERAS as drogas que se mostram promissoras nessas fases iniciais de investigação científica mas que depois falham quando avançamos as investigações. ERRATA: a fase 1 de pesquisa já é pesquisa em humanos. A pesquisa em modelos animais e cultura de células é a fase pré-clinica.

🔴 Quer uma sugestão? Vai na farmácia devolver essa cloroquina. Tem gente que precisa dela para tratar doenças autoimunes.

 

[videopress 7fMRxuFh]

Porque e para que se automedicar?

Pode-se afirmar que a eficácia da cloroquina/hidroxicloroquina não está comprovada para o CoV2, – há apenas resultados preliminares, em um número minúsculo de pacientes. A cloroquina tem toxicidade para o fígado não desprezível ainda mais se usada assim indiscriminadamente.

Deixem a decisão de tratamento especifico do CoV2 para casos de admissão hospitalar – decisão compartilhada com um time médico.

Casos leves (sem falta de ar) fiquem em casa – Casos graves (com falta de ar) vão para o Hospital. Lá as decisões de cuidado serão tomadas, inclusive tratamentos experimentais, se for o caso.

1 Comments

  1. […] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta quinta-feira (19) que não tem recomendação para uso de medicamentos que contém hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da Covid-19. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *