Qual risco que você, paciente reumático, corre ao sair de casa? MINHA VIDA IMPORTA

Lembre-se que a melhor prevenção é o distanciamento social. Se precisar sair, use máscara o tempo todo e evite locais fechados. Consulte a tabela:
 
RISCO MÉDIO-ALTO
 
💇‍♀️ Ir ao cabeleireiro ou barbearia
Uma barbearia ou salão de cabeleireiro, por mais que haja todo cuidado e respeito com protocolos, é um ambiente onde materiais e produtos são compartilhados. Além disso, geralmente este tipo de ambiente necessita de climatização, ou seja, se torna um ambiente pouco arejado ou com pouca circulação do ar.
 
🍔 Comer em restaurante (ambiente interno)
Restaurantes fechados, como as barbearias e cabeleireiros, são ambientes que necessitam de climatização e acabam sendo propícios para a propagação do vírus, mais ainda pelo fato de ser preciso ficar sem máscara para se alimentar.
 
🧒 Enviar crianças para a escola ou creche
O ambiente escolar possui um fluxo enorme de crianças e adolescentes. Em grande maioria, as crianças não têm a preocupação em seguir alguns tipos de protocolos de segurança, como lavar as mãos frequentemente, evitar encostar nos colegas, higienizar seus objetos pessoais etc.
 
👰 Ir a um casamento ou funeral
Ambientes festivos ou fúnebres têm um risco aumentado pelo hábito comum de abraçar, beijar, entre outras condutas, que podem fazer com que uma pessoa infectada libere secreções como lágrimas e suor, que têm um potencial grande de contaminação.
 
🚍 Viajar de transporte público
Estar num veículo coletivo onde várias pessoas estão respirando o mesmo ar, compartilhando assentos e utilizando corrimãos é considerado arriscado, pois dentro dele você depende não apenas do cuidado que tem consigo mesmo e com as outras pessoas que o utilizam, mas também depende que os outros usuários tenham a mesma consciência de responsabilidade.

🤾‍♂️ Praticar esporte coletivo
Esportes coletivos estão na categoria de risco médio-alto pelo fato de que na grande maioria é necessário compartilhar instrumentos para praticá-lo. Por exemplo, se você vai jogar vôlei na praia, corre riscos por estar em um ambiente público, e também por compartilhar a bola com sua equipe e com os adversários, pois o suor e outras secreções podem ser depositadas na bola que vai passando por mãos e corpos de todos e de várias maneiras.

🤗 Abraçar ou apertar a mão de amigos
Não há como ter a garantia de que a pessoa que você está abraçando ou cumprimentando lavou ou higienizou as mãos antes de tocar em você. Opte por cumprimentar à distância. Infelizmente estamos ainda em fase de adaptação de interação com nossos amigos e familiares e, daqui para a frente, mudanças de hábitos serão necessárias para a segurança da sua saúde.

Se você apresentar sintomas da Covid-19, isole-se e procure atendimento médico o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *