Pneumocócicas Conjugadas – Vacinação para pacientes especiais

Essa vacina foi incluída no ano de 2010 no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde, para a prevenção das doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Ela é obrigatória em todo território brasileiro. A vacina contém 10 sorotipos da bactéria, o mais comuns. A vacina ajuda a proteger as crianças das doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Entre elas estão: meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia.

  • Sempre que possível, usar VPC13.
  • Crianças: vacinar o mais precocemente possível a partir dos 2 meses de idade (número de doses dependerá da idade em que iniciar a vacinação). Ver Calendário de vacinação SBIm criança.
  • Crianças entre 12 meses e 71 meses que não receberam a VPC13, mesmo que adequadamente vacinadas com a VPC10: duas doses de VPC13, com intervalo de dois meses.
  • Crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos não vacinados com VPC13: uma dose de VPC13.
  • Disponível VPC10 nas UBS e nos Centros de Referência para crianças até 6 meses de idade são disponibilizadas três doses e reforço no segundo ano de vida. E VPC13 no Centro de Referência para crianças com 5 ou mais anos de idade, não vacinados anteriormente com VPC10.

Acesse o site da @sbim_nacional e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *