Paciente de doença Autoimune não pode doar sangue!!!

Então isso quer dizer que as doenças são transmissíveis? NÃÃÃÃÃOOOOOOO!

Estamos percebendo esta dúvida em várias postagens nas diversas paginas ligadas às doenças autoimunes e precisamos (e muito!) falar sobre e esclarecer: não é nada disso! Doença autoimune não é transmissível!

O motivo de o paciente autoimune não ser doador é por cuidado com quem vai receber o sangue. Essa pessoa está em situação debilitada, está frágil, o sangue do paciente autoimune pode não ajudar esse outro paciente, que precisa de um sangue sadio. Só isto, nada mais.

As doenças reumáticas não são transmissíveis (jamais!), são doenças de base genética e do tipo inflamatório. No máximo, o traço genético favorece que outras pessoas da mesma família tenham as mesmas ou outras doenças do grupo reumático, por questão de hereditariedade e não de contágio, de maneira nenhuma.

As doenças autoimunes são patologias desenvolvidas por deficiência do sistema imunológico, os anticorpos produzidos pelo corpo atacam os próprios tecidos do corpo. Muitas doenças autoimunes afetam o tecido conjuntivo e uma variedade de órgãos. O tecido conjuntivo é o tecido estrutural que dá força às articulações, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Não precisa ter medo de paciente autoimune, as doenças não vão pegar. E eles adoram muito abraço, muito beijo, sexo, carinho, aperto de mão, tudo que é gerado a partir do amor sempre será muito bem-vindo. Não se afaste, não precisa se preocupar. 

Aproxime-se, beije, abrace e tome muito café regado a boas prosas, porque pacientes são pessoas iluminadas, vão sempre lhe fazer muito bem. Você já recebeu um sorriso de um paciente desses? É incrível, transborda de energia e esperança, e isso, sim, pega. Isso sim é muito contagiante!

1 Comments

  1. […] nos pegamos entregues às dores. Faltam-nos forças para enfrentá-la, mas, principalmente, falta informação sobre o que devemos fazer para aliviar ou curar esse processo da dor no nosso dia a dia. Então, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *