Orientações e Tabela sobre descontinuidade do biológico para utilização de vacinas atenuadas

Diante do reaparecimento de casos de sarampo no Brasil, os que fazem uso de biológicos se perguntam o que fazer. Três questões básicas devem ser respondidas sobre o caso: devo tomar a vacina? Quando? Como?

A Eluar apresenta a tabela de controle para quem faz uso de biológicos e precisa se vacinar. Mas, atenção, a tabela abaixo é somente para quem faz uso de biológicos.

Primeiramente, devo verificar na coluna INTERVALO da tabela o número de dias que devo ficar sem o biológico até tomar a vacina – no caso, a do sarampo. Vamos tomar como exemplo quem faz uso do Adalimumabe, que aponta um intervalo, conforme a tabela, de 70 dias. Este é o tempo que devo esperar, após tomar o biológico, para a aplicação da vacina de vírus vivos de maneira segura.

Depois, é necessário calcular quanto tempo devo esperar para tomar novamente o biológico após ser vacinado.

Para saber quando voltarei a tomar o biológico, devo calcular um valor denominado meia-vida, que é diferente para cada biológico. A meia-vida é o número de dias equivalente à metade do tempo entre uma dose e outra de administração do biológico. Seguindo o exemplo, se eu utilizo Adalimumabe a cada 14 dias, então 14 dias é o período entre uma dose e outra que hoje é prescrita para mim, certo? Pois bem, então, meia-vida são 7 dias, ou seja, metade do intervalo entre as doses, certo?

Estão acompanhando? Vamos então à tabela: o indicado nela, para o meu caso, é de 14 meias-vidas, ou seja, 14 x 7 = 98 dias. Portanto 98 é o número de dias totais sem a medicação, diminuindo a quantidade de dias de intervalo para a vacinação, que neste caso foi de 70 dias, me resta ainda uma espera de 28 dias. Certo? Olha a conta:

14 x 7 = 98

98 – 70 = 28

Sendo assim, depois da vacinação, aguarda-se 28 dias para novamente retornar ao Adalimumabe e à periodicidade de 14 dias.

Resumindo: no caso do Adalimumabe, paro de tomar o biológico, aguardo 70 dias e tomo a vacina; e, depois da vacina, aguardo 28 dias e retorno ao Adalimumabe.

Segue abaixo a tabela com todos os biológicos. Por favor, se tiver dúvidas, procure-nos.

Tabela01
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *