Fique ligado! O melhor cuidado é ficar isolado

Estamos enfrentando um dos momentos mais difíceis do século XXI. Uma pandemia invisível, traiçoeira, que afeta um dos sistemas mais vitais e essenciais para nossa qualidade de vida: Nosso sistema respiratório. Respirar bem e com qualidade mantém outros sistemas que sustentam nosso corpo de forma saudável e funcional.

Pessoas que convivem com doenças reumáticas já tem uma predisposição natural de fazer a prevenção de doenças respiratórias oportunistas pois quem convive com tratamento diariamente sabe que o sistema imunológico deixa a pessoa mais vulnerável e o tratamento por consequência também. A preocupação já começa quando o paciente precisa realizar o famoso exame PPD (teste de tuberculose) antes de iniciar qualquer tratamento com medicamento imunobiológico, pois sabe-se que medicamento biológico e vírus ativo não combinam, podendo levar a complicações, sequelas graves e até fatais. Com a COVID-19 não é, e nem será diferente daqui pra frente.

A Covid é causada por um vírus, portanto esse é o ponto principal que coloca a pessoa com doença reumática no grupo de risco. Não é a inflamação articular, a dor nas costas, mas sim o fato da interação com nosso tratamento juntamente com o sistema imunológico deficiente.

A pessoa com doença reumática em maioria já tem a qualidade de vida prejudicada pela limitação da doença e é extremamente importante que este seja consciente do perigo que corre se expondo desnecessariamente ao sair de casa.

Mesmo em isolamento você não precisa deixar de realizar sua rotina diária, exercitar-se em casa, preparar receitas gostosas para você e sua família, manter contato com as pessoas que você gosta mesmo que seja através de videoconferências e chamadas telefônicas. Jamais deixe de consultar seu médico e manter seu tratamento e exames em dia.

Tenha atenção redobrada em tudo, pois sua qualidade de vida depende da sua atenção. Afinal a sua vida importa!

#MinhaVidaImporta #VidasImportam #InstitutoEluar #campanhacovid19 #Reumatologia #Lupus #ArtriteReumatoide #EspondiliteAnquilosante #Coronavirus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *