Dia Mundial da Saúde – Não existe saúde sem ciência!

Hoje é o dia Mundial da saúde. Em tempos de epidemia nos faz refletir muito sobre como nós cuidamos da saúde do nosso corpo, como nos alimentamos e como buscamos a qualidade de vida diariamente. Hoje fica bem claro que saúde não é somente um corpo atlético, cuidar da saúde vai muito além de cuidar de si mesmo(a). É o olhar com empatia para o próximo, espalhar cuidado, solidariedade e acima de tudo responsabilidade.

A todo instante acompanhamos em noticiários e pesquisas cientificas, mudanças constantes em tratamentos e recomendações médicas, um exemplo atual está sendo sobre o uso da hidroxicloroquina no combate a Covid19. Estudos não somente com essa droga, mas com outros agentes químicos, vem se mostrando promissores, porém vamos nos atentar ao que há de concreto hoje!

A hidroxicloroquina não é uma medicação nova, foi descoberta em 1934 pelo investigador da Bayer, Hans Andersag, e hoje tem anos de comprovação cientifica sobre eficácia e segurança no tratamento da malária e de várias doenças reumáticas certo? Então não há motivos para dúvidas com relação ao seu tratamento se você faz uso desse medicamento.

Sem estudo cientifico não há tratamento seguro e eficaz

Não somente a hidroxicloroquina, mas vários outros medicamentos estão sendo avaliados e testados para combater o covid19. Já há estudos com plasma de sangue de pacientes convalescentes possuem anticorpos para a doença da qual foram curados, vale lembrar que esse tipo de terapia já se mostrou eficiente no tratamento de H1N1 e Sars (sigla para síndrome respiratória aguda grave), ambas causadas por versões anteriores do coronavírus.

Medicamentos que combatem a Aids como a Atazanavir também foram avaliados e observado que são capazes de inibir a replicação do vírus, além de reduzir a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões.

A Ivermectina, que é utilizada para tratamento de parasitas, foi testada e aprovada pelo FDA como inibidora da replicação do SARS-CoV-2 in vitro, onde foi observado que com uma aplicação houve uma redução de ~ 5.000 vezes no RNA viral em 48h.

Isso só nos mostra que cientistas estão trabalhando incansavelmente e testando diversas terapias para combater esse vírus, a hidroxicloroquina apesar de ser um medicamento de baixo custo, não é a única possível opção.

Com o que devemos nos preocupar então?

Automedicação. O que torna qualquer medicamento nocivo e até fatal é a automedicação e prescrição sem um médico profissional da área. Desde a dipirona até medicamentos mais complexos podem ser prejudiciais e trazer sequelas se forem utilizados inadequadamente.

Se você apresenta sintomas do Covid19, não saia por aí comprando a hidroxicloroquina! Primeiramente procure um centro de triagem para ter a confirmação do diagnóstico e caso seja confirmada, consulte imediatamente o médico e somente ele tem autoridade e conhecimento para prescrever o melhor tratamento disponível para você.

Cuide da sua saúde, ela é o seu bem maior nos dias de hoje!

Referências:

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-aponta-efeito-promissor-contra-covid-19-de-remedio-usado-no-tratamento-da-aids,70003262356

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166354220302011

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/hemorio-inicia-testes-com-plasma-sanguineo-no-tratamento-de-covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *