A promessa de última esperança e o coquetel anti covid-19 – O que você precisa saber

Um medicamento imunossupressor biotecnológico muito conhecido e utilizado para o tratamento de algumas doenças reumáticas, vem se mostrado promissor no tratamento da Covid-19 em casos mais graves. E com esse fato muitos infectologistas de renome estão receitando o tratamento e medicando seus pacientes como ultimo recurso para salvar a vida do mesmo.

Acontece que essa prática está colocando o fornecimento do medicamento Tocilizumabe sob ameaça para aqueles pacientes que o utilizam de forma contínua para tratar doenças graves como a artrite reumatoide. Apesar da indicação para a covid-19, não está regulamentada para distribuição gratuita no SUS, e com isso outro problema surge: A comercialização abusiva. Familiares e pacientes desesperados acabam esbarrando em oportunistas que chegam a vender uma ampola do medicamento por R$20.000,00 reais segundo informações do site Contilnet Notícias. Em farmácias online chega custar R$30.000,00 reais. Não haja por impulso ou desespero!

Em contrapartida, a ANVISA anuncia nessa última terça-feira (20) a autorização do uso emergencial do coquetel contra a covid-19, que é composto por dois medicamentos experimentais da farmacêutica Roche. Casirivimabe e Imdevimabe (REGN-COV-2) atuam em ligação com a coroa do vírus de forma a impedir sua entrada nas células ainda não infectadas para replicar o material genético, controlando a doença.

Mas atenção! A medicação é indicada especialmente para pacientes de doenças crônicas e graves que possuem comorbidades e que apresentam alto risco de desenvolver progressão para um quadro grave da covid-19. A ANVISA aprovou por um prazo determinado de 12 meses por se tratar de um tratamento experimental de uso emergencial.

A cada dia que passa as pesquisas e tratamentos veem avançando cada vez mais, vamos confiar na ciência e seguir sempre a orientação do profissional da saúde e do Sistema de Saúde. Muito em breve todos estaremos vacinados e imunizados contra essa pandemia mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *